Calçada do Combro, 139 / 1200 - 113 LISBOA
Telefone: 21 346 10 75 (Rede fixa nacional)
E-mail: letralivre@sapo.pt
 
 
Ajuda

Últimas edições Letra Livre


Novas edições Letra Livre


As Juventudes Libertárias e a Reorganização do Movimento Anarquista nos Anos 40. Paulo E. Guimarães. Letra Livre, Lisboa 2023.

196pp 12,00 €

"O aparecimento das Juventudes Libertárias em Portugal constitui, até certo ponto, uma continuação no tempo e na doutrinação das antigas Juventudes Sindicalistas, de fortes tradições revolucionárias, e que deixaram tão vincadamente na sociedade portuguesa da época um forte e desassombrado espírito de rebeldia e de anseios libertadores. Se mais não devêssemos às Juventudes Sindicalistas, bastava elas terem sido o cadinho onde se revelaram e forjaram a maioria dos militantes anarquistas e sindicalistas que hoje nos acompanham e muitas vezes orientam, para serem credoras de todo o nosso apreço."

**************************************************************************** 

A Liberdade Não se Concede, Conquista-se. Que a Conquistem os Negros! Mário Domingues. Prefácio de António Baião. Co-edição Letra Livre, A Batalha e Falas Africanas. Lisboa, 2023.

242pp. 16,00 €

«É inegável que é através do seu posicionamento anti-racista e anticolonialista, cujos textos mais representativos aqui se publicam, que se pode colher a sua maior originalidade, mas o que propus foi um olhar sobre a complexa aventura de Mário Domingues no jornal A Batalha, mergulhado em contradições, batendo e levando, como qualquer um que decida intervir politicamente e sujar as mãos na vidinha. Ler as dezenas de textos que assinou nas publicações
de A Batalha permitem compreender que Mário Domingues não capturou apenas a época. Ele é a época.»
António Baião, prefácio à antologia.




«Basta, para o poeta, ser a má consciência do seu tempo.»
Saint-John Perse
Diga-nos um livro nunca traduzido em Portugal que gostaria de ver editado?
» Responder
       
 
  © Copyright Livraria Letra Livre - Todos os direitos reservados