Calçada do Combro, 139 / 1200 - 113 LISBOA
Telefone: 21 346 10 75 (Rede fixa nacional)
E-mail: letralivre@sapo.pt
 
 
Ajuda

Preço: € 11,97
Quantidade:

Autores:
Baudelaire, Charles

Editor: Íman Edições

Local: Almada

Ano: 2001

Língua: Português
Da Essência do Riso
Resumo
«O riso é satânico, é portanto profundamente humano. Representa no homem a consequência da ideia da sua própria superioridade; ou seja é ao mesmo tempo sinal de uma grandeza infinita e de uma miséria infinita, miséria infinita em relação ao Ser absoluto de quem possui a concepção, grandeza infinita em relação aos animais. É do choque perpétuo destes dois infinitos que se solta o riso. O cómico, a potência do riso está naquele que ri e nunca no objecto do riso.
Os animais mais cómicos são os mais sérios; como os macacos ou os papagaios. Aliás, suponham o homem retirado da criação: deixa de haver cómico, porque os animais não se consideram superiores aos vegetais, nem os vegetais aos minerais. Sinal de superioridade em relação aos animais, e nessa denominação incluo os numerosos párias da intelegência, o riso é sinal de inferioridade em relação aos sábios, que pela inocência contemplativa do seu espírito, se aproximam da infância.
O riso das crianças é como o desabrochar de uma flor. É a alegria de receber, a alegria de respirar, a alegria de se abrir, a alegria de contemplar, de viver, de crescer. É uma alegria de planta» [Da Capa]
Observações
Brochado. Novo. 122pp.

Não possui comentários. Envie o Seu !





«Há perguntas a que não poderíamos responder se não fossemos homens livres.»
Franz Kafka
Diga-nos um livro nunca traduzido em Portugal que gostaria de ver editado?
» Responder
       
 
  © Copyright Livraria Letra Livre - Todos os direitos reservados